data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Mauro Nascimento (Palácio Piratini)
A partir desta semana, o Rio Grande do Sul espera colocar em dia as segundas doses da vacina contra a Covid-19 que estão atrasadas. São cerca de 179 mil gaúchos que já poderiam receber o reforço, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Desses, 3,9 mil são idosos de Santa Maria que tiveram a segunda dose adiada por falta de vacinas.
Rio Grande do sul registra mais 28 óbitos associados à Covid-19 neste domingo
CORONAVAC
A normalização é esperada a partir de novo lote de CoronaVac que será encaminhado pelo Ministério da Saúde. Entre esta segunda e terça-feira, o Estado receberá 188,8 mil doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan.
ASTRAZENECA
Também são esperadas 269.100 doses da AstraZeneca. O Estado já distribuiu doses suficientes para completar o esquema vacinal de quem recebeu a primeira dose deste imunizante.
Neste caso, o Rio Grande do Sul tem estoque de vacinas da AstraZeneca para todos que precisam da dose de reforço até, pelo menos, a metade de julho.
Vacinação contra Covid-19 tem ações todos os dias nesta semana em Santa Maria
PFIZER
São esperadas 39.780 da Pfizer. Ainda não foi informado o quantitativo por município. Entretanto, devido à necessidade de resfriamento, as vacinas da Pfizer ainda são utilizadas somente em Porto Alegre.
O governo estadual distribuiu 310 câmaras de conservação para municípios com menos de 100 mil habitantes mais distantes da capital. Na região, Júlio de Castilhos recebeu três câmaras. De acordo com o secretário de Administração, Anastacio Biacchi Mario Da Rosa, os equipamentos serão usados para armazenagem das vacinas contra Covid-19, mas não há confirmação de envio de doses da Pfizer para o Interior.
Em dezembro de 2020, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mensurou pelo menos 13 ultrafreezers que podem operar a - 80ºC. Não há confirmação de que eles serão utilizados para armazenar vacinas neste momento.